sexta-feira, 29 de março de 2019

O Vale Não É O Teu Lugar!





Texto: Gn.37:13,14. Disse, pois, Israel (o Pai)a José(o Filho): Não apascentam os teus irmãos junto de Siquém(ombro)? Vem, e enviar-te-ei a eles. E ele respondeu: Eis-me aqui. E ele lhe disse: Ora vai, vê como estão teus irmãos, e como está o rebanho, e traze-me resposta. Assim o enviou do vale de Hebrom(aliança), e foi a Siquém.”

Intro: A bíblia relata a história de um dos grandes personagens bíblicos, profeta de Deus: Moisés.
Moisés fugiu do Egito e foi para na casa de Jetro, onde se tornou pastor de ovelhas. Um dia este homem sobe ao monte e tem um encontro com Deus no Monte Horebe, o Monte de Deus. Êx. 3:1.

Ali naquele monte Deus se apresentou para ele, falou com ele, tocou ele, enviou ele, e ungiu ele. Moisés já havia ouvido falar de Deus, mas só falou, sentiu, viu, provou lá no monte.

Você pode ter ouvido falar, pode até acreditar, mas Intimidade você vai ter lá no monte!

Moisés passou pelo Egito, Desertos e Vales até chegar no Monte de Deus.
Egito : Lugar de escravidão. Mundo. Morte espiritual.
Deserto: Lugar de treinamento, preparação, provação. Lugar de experiências!
Vale: Lugar de despertamento, de avivamento, de um novo começo.
Esta mensagem é para quem já saiu do Egito, está passou pelo Deserto e está no Vale. Você já aceitou Jesus, já teve experiências com Deus, mas que na caminhada, na hora em que estava começando à crescer em Deus, começando à subir, na busca de mais comunhão com Deus; foi parado no Vale... Ficou no vale... morreu no vale...

Tipos de Vale:
Sl. 23:4 : Vale da sombra da Morte. Este tipo de vale é aquele em que você passa quando está em um período de transição na sua vida; mudanças. Neste tipo de vale você não se detém pois teu Pastor está à frente te guiando.
Conselho: Olhe só para Cristo, o Bom Pastor!
Jl. 3:14 : Vale da decisão. Este é um tipo de vale onde você vai para guerrear. Lugar de confrontos, de luta. Lugar para decidir de uma vez por todas o caminho que você escolheu para viver. Você não se detém também.
Conselho: Não é na tua força, mas pelo poder de Deus. Ouça Deus!
Ez. 37: 1~ : Vale de ossos secos...Este tipo de vale é o lugar onde na luta você foi alvejado. Lugar de morte, abandono...morte espiritual. Lugar onde pessoas morrem tentando vencer. Além de morrer você foi esquecido. Ai não é o teu lugar!
Conselho: Receba o Espírito de Vida! Obedeça a voz de Deus!
Você pode passar pelo vale, decidir coisas no vale; ou até ser ressuscitado no vale mas o Vale não é teu lugar!!

Moisés subiu e desceu várias vezes o monte, mas o lugar preferido de Moisés era o monte. As vezes Deus é que dizia para Moisés: desce. No fim de sua carreira, final de Deuteronômio(34:1~4).
Moisés foi um Homem que começou no Monte, e terminou sua trajetória num monte. Podemos passar Desertos e Vales, mas quem sobe o monte uma vez e prova da Intimidade e Comunhão com Deus, nunca mais quer sair de lá. Podemos Ser usados para resgatar vidas nos Vales, mas sempre teremos saudades do monte.

O Pai(Israel) mandou seu filho(José) ver os irmãos. Deus nos dá missões...
Aqueles que eram para me ajudar, me entender, me amar; me apedrejam, batem, me humilham, zombam, e tentam me matar... Os da casa, a família... Isso Machuca , dói...tentaram determinar seu fim.

Conclusão:
Escute: Siquém é Ombro. Hebrom é aliança. Deus disse: Filho(a), desce vai ao Ombro, pois é lá no vale que tenho uma aliança contigo!! Deus permite o sonhador descer ao ombro, para fazer Aliança com o sonhador! Da cisterna seca, Deus provê o governador que iria tirar os irmãos da seca, a família da seca. Vale é lugar necessário, lugar de treinamento, mas vale não é lugar para ficar!!! Fique firme em Cristo e se apegue a palavra de Deus que Deus te conduzirá pelo Vale para te levar ao lugar de tua exaltação. Deus está no controle! 

Pr. Seiji K. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário