sexta-feira, 29 de março de 2019

Amamos à Deus?


Deus deu ao homem o Livre Arbítrio(direito de escolha), logo não existe Livre Arbítrio sem a existência de opções. *Explanar : “Se não há opções, não há direito de escolha.”

Temos lá no começo da bíblia a prova do Livre Arbítrio que Deus deu ao homem na figura das 2 árvores. Gênesis 2:9 : “Fez brotar...toda árvore...e a árvore da vida no meio do jardim e a árvore do conhecimento do bem e do mal.”


Para haver escolha é necessário haver opções:

Você constantemente está diante de opções que o mundo te oferece. Todos os dias nos deparamos com opções. *Explanar :“Opções Física, Materiais, Espirituais, etc...”

Escolher entre Verdade ou Mentira, entre Certo e Errado, entre o Bem e o Mal, entre Pecado e Santidade, Deus ou Baal, Caminho Estreito e Caminho Largo, Céu e Inferno...

"Eis que hoje eu ponho diante de vós a bênção e a maldição; a bênção”

Deuteronômio. 11: 26~28.
Nós temos uma Escolha a fazer. E a palavra de Deus nos abre as opções, porém nos conscientiza da necessidade de Escolher uma delas.


Mateus 6:24: “Ninguém pode servir a dois senhores”

Tiago 3:11: “Porventura a fonte deita da mesma abertura água doce e água amargosa?”


Mateus 5:37: “ Seja, porém tua palavra: Sim, sim; não, não.”

Escolha> “A mudança de um homem começa em suas escolhas.” Por isso a bíblia fala de Escolhas. As coisas vão acontecer relativo as minhas escolhas. As minhas Escolhas serão decisivas para me influenciarem bem ou mal. Há Opções, Escolhas a fazer, mas uma Decisão a ser tomada.

Decisão>Tenho que me Decidir. A Bíblia me orienta a tomar uma Decisão (determinar, resolver). I Reis 18:21 : “Porque coxeais entre dois pensamentos?...”
Deuteronômio 30:19: “Te propus a vida e a morte, a benção e a maldição, escolhe pois a vida, para que vivas, tu e a tua descendência.” Escolhas nos levam a uma Decisão.
Você tem que se decidir!


Renúncia> Toda Decisão por si, envolve uma renúncia. A princípio a Renuncia da outra opção. E consequentemente a Renúncia de outras coisas que envolvem sua decisão.

Exemplo: Vocês conhecem aquela pessoas que vão estocando dentro de casa um monte de “Bugiganga”, até que que não há mais espaço dentro da casa? É um tipo de pessoa que tem dificuldade em tomar decisões. Ela pensa, pensa, no que vai jogar fora e não joga nada! Ligado a isso está o fato que ela não consegue Renunciar(abrir mão) daquela boneca que antes era linda, mas agora parece o Chuky, o brinquedo assassino.

Tito 2:12 : “Ensinando-nos que, renunciando à impiedade e às concupiscências mundanas, vivamos neste presente século sóbria, e justa, e piamente”




Amor> O amor é o melhor caminho para morte.

João 3:16 : “Deus amou o mundo de tal maneira, que deu seu Filho unigênito...”

Ouça: A Escolha do homem, fez com que Deus tomasse uma Decisão. A Decisão de Deus implicava em uma Renúncia “Deu” seu Filho. O próprio texto revela que o fator importante para a Escolha, a Decisão e a Renuncia é o Amor. “Tal maneira” .


“Ninguém tem maior amor que este, de dar a vida pelos seus amigos.” João 15:14

"Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ELE NOS AMOU, e enviou seu filho para propiciação pelos nossos pecados" 1 João 4:10

"Deus prova o seu amor por nós, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores." Romanos 5:8

Mesmo nós homens falhos e pecadores somos capazes de dar a vida por aquilo que amamos.

Se nossas Escolhas, Decisões e Renuncias não estão sendo Direcionadas pelo Amor à Deus, será que podemos afirmar que estamos escolhendo certo? Decidindo pelo correto? Renunciando o que realmente precisa ser renunciado? Pois se isso não for possível será mentira dizer que Morremos para nós para vivermos para Cristo.

Não esqueça que escolhemos aquilo que mais gostamos...

Geralmente decidimos pelo que amamos mais...

Só morremos por aquilo que amamos acima de todas as coisas.

Amor > Escolhas> Decisão> Renuncia> Morte.
Precisamos chegar a consciência que nós ainda não temos amado à Deus o Suficiente!
Porquê? Por que temos visto isso hoje em dia nas igrejas, entre irmãos:

-Pessoas que mudam de emprego não porque vão ter mais tempo para Deus, mas porque vão ganhar mais;

-Pessoas que mudam de cidade, estado, país, não porque Deus os enviou aquele lugar mas ficar mais perto dos parentes e amigos;

-Pessoas que deixam a igreja onde congregam, não porque estão deturpando a palavra de Deus, mas porque não conseguem ser submissos a liderança local por interesses próprios;

-Pessoas que não vem aos cultos, não porque estava ocupado com as coisas de Deus, mas porque estava entretido com a televisão ou computador.

Se sempre você é o destaque das suas Decisões, não há Renuncia, quanto mais Morte! E onde não há Morte carnal, não há vida Espiritual!

2 Coríntios 5:15
E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou.
A maior forma de idolatria no mundo é o Egocentrismo! Onde Você é o centro de tudo!

Digam: “Eu preciso Morrer para que Cristo viva em mim, e eu viva em Cristo!”
“Fiel é esta palavra: se morrermos com Ele, também com Ele viveremos.” II Tim 2:11.

E, se Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito vive por causa da justiça.  Romanos 8:10

"E, se o Espírito daquele que dentre os mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dentre os mortos ressuscitou a Cristo também vivificará os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita." Romanos 8:11

"Porque, se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis."  Romanos 8:13 

"Trazendo sempre por toda a parte a mortificação do Senhor Jesus no nosso corpo, para que a vida de Jesus se manifeste também nos nossos corpos;"  Coríntios 4:10

SE VOCÊ É O CENTRO DA TUA VIDA JESUS NÃO É SEU SENHOR!


Se o foco das tuas Decisões estão em você, ou naquilo que envolve tua vida, você ainda não Morreu!
Seus planos para o final de semana estão voltados para Deus?
Seus planos para o feriado incluem tempo com Deus?
Seus planos para o futuro, projetam para Deus?
Para quem estão voltados seus Sonhos? Projetos? Metas? Propósitos?
Que faço pastor? Comece a reconhecendo que você ainda não morreu...
Reconheça que você precisa amar a Deus sobre todas as coisas, pois só assim, você morrerá para si, para viver para o Senhor.

Conclusão.
Amar é uma Decisão. Você precisa Decidir Amar a Deus sobre todas as coisas!
Se Amar fosse algo ocasional, involuntário, inconsciente; não seria lei...
Determine colocar Jesus como centro da tua vida, Prioridade, Ame-o acima de todas as coisa, e nEle firmar escolhas, tomar decisões, fazer renuncias e só assim, morrer!! E viver, para Ele.
"Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento." Marcos 12:30
 Deus vos abençoe! 

Pr. Seiji K. 

Purificado Como A Prata.



Texto:"Tu, ó Deus, nos provaste; tu nos refinaste como se refina a prata" (Salmo 66:10).
*Purificaste-nos, Acrisolaste-nos.

Introdução: falar sobre as diferenças de sofrimentos...Psíquico, Natural, Espiritual...
Sobre o batismo com Fogo...
Deus não se deleita com as provações de Seus filhos. A Bíblia diz que Cristo é compassivo conosco em todas as nossas provas, sendo tocado pelos sentimentos de nossas enfermidades. Em Apocalipse 2:9 Ele diz à igreja, "Conheço a tua tribulação, a tua pobreza...". Ele está dizendo essencialmente, "Sei o que você está atravessando. Você pode não entender, mas estou sabendo de tudo".

É essencial que compreendamos esta verdade, porque o Senhor efetivamente testa e prova o Seu povo. As escrituras dizem, "Vossa fé ... é provada pelo fogo" (1 Pedro 1:7). "O Senhor prova o justo" (Salmos 11:5). Esta é a Purficação.

Purificar> Tsaraph; Derreter, Refinar, Testar... ainda : Provar, Fundir, Examinar... Este verbo ocorre mais de 30 vezes no velho testamento.
O fato é que a Bíblia fala muito sobre o sofrimento, tribulações e problemas na vida dos crentes. De acordo com o salmista, "A minha alma está cheia de angústia, e a minha vida se aproxima da sepultura" (Salmos 88:3). Igualmente Davi diz suportar, "muitos males e angústias" (71:20).

De fato, todo aquele que segue a Jesus enfrentará aflições. O salmista escreve, "Muitas são as aflições do justo" (Salmo 34:19). Paulo revela ter "Muita tribulação e angústia do coração ... com muitas lágrimas" (2 Coríntios 2:4). E Hebreus descreve os santos que são, "desamparados, afligidos e maltratados", "suportando grande combate de aflições" (Hebreus 11:37, 10:32).

Não vejo um único seguidor de Jesus que não tenha suportado todas estas coisas mencionadas nas escrituras: provações, tribulações, problemas, aflições, angústia. Sei que posso dizer com Davi, "Tenho suportado muita dor, grandes problemas e provações". E sei que muitos outros podem dizer, "Esse é o resumo de minha vida neste momento. Estou enfrentando provas e aflições angustiantes".

Por esta razão, todo cristão deve saber e aceitar que Deus tem um propósito em todo o nosso sofrimento. Nenhuma prova entra em nossas vidas sem a Sua permissão. E um dos propósitos de Deus por trás de nossas provações é produzir em nós uma fé inabalável. Pedro escreve, "Para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa que o ouro que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra, e glória na revelação de Jesus Cristo" (1 Pedro 1:7). Pedro chama a estas experiências "prova(s) de fogo" (4:12).

Pense em sua própria provação ou no sofrimento presente...
-Tem tido dúvida, temor ou raiva ao suportá-lo? -Tem acusado Deus de pôr muita carga sobre você, de colocar-lhe à prova desnecessariamente? -Está a ponto de se dar por vencido, pensando, "Tenho sido fiel ao orar, ler a Bíblia, ir à igreja, porém nada funciona"?

Ou você diz: "Eu sei que o Senhor é bom. E vou confiar nEle em meio a isto. Não viverei em dúvida, Ele vai me tirar dessa - para a Sua glória". Se isto o descreve, então sua fé suportou o fogo. Porém se não, tenho que lhe perguntar: quantas provas e aflições mais você suportará antes de poder dizer, "Minha fé prevaleceu!"

Conclusão: 
Deus não tem prazer no seus sofrimentos nem tão pouco Ele causa isso, no entanto sabiamente, como bom Pai, utiliza-se da ocasião para nos ensinar, acrescentar, melhorar e edificar; tudo durante o processo. Depois, Ele nos ajuda a usar estas experiências para ajudarmos à outros. Aprenda todo o tempo, e quando nada estiver acontecendo, aprenda também !! 

Pr. Seiji K. 






O Problema É Interior!




Texto: Gn. 2:7.
Introdução: Perda de Cabelo. Quem não se preocupa? Todos...Porém o homem se preocupa mais, pois na maioria dos casos a situação pode ficar irreversível...

As mulheres convivem melhor com isso já que os fios do cabelo delas caem mais que as dos homens. É claro que elas também tem mais cabelos que os homens, porém, quando começa a cair demais elas também se preocupam. Descobri então que os fatores que mais contribuem para a queda de cabelo são os FATORES INTERNOS.
Alterações hormonais, estresse, depressão, ovários policísticos, doenças, deficiências nutricionais (má alimentação), medicamentos, alterações psiquiátricas e até anorexia são as causas mais frequentes da perda capilar nas mulheres. O problema é mais comum entre as de 25 a 45 anos.
¨*É uma síndrome ou um conjunto de sintomas provocado pela formação de microcistos no ovário. È comum entre 1 a cada 10 mulheres, embora só seja avaliado em casos mais extremos.
Sintomas
  • Irregularidades menstruais - Normalmente são atrasos ou total ausência das menstruações;
  • Problemas na pele - Espinhas, quedas de cabelo, pele oleosa e aumento de pêlos no rosto e no corpo;
  • Aumento de peso - Distúrbios no metabolismo podem surgir, favorecendo o ganho de peso;
  • Dificuldade na ovulação - Parte das mulheres que têm esse problema não ovula regularmente, o que pode dificultar a gravidez.
    Seja o Cabelo ou pele, as mudanças exteriores ocorrem por causa de fatores internos.
*Não são fatores externos que mudam o que somos por fora, são fatores internos!
Mas pastor, meu filho faz tatu, piercing, faz rastafári e usa droga...isso é modismo, então é externo não é? Não! É porque muitas vezes ele está fraco dentro e por isso busca acompanhar os outros por temer a exclusão. Ele precisa se sentir dentro. Isso pode ser resultado de alguma carência interna.

Deus fez o Homem...Fez um Corpo, Uma Estrutura, Tinha forma, Mas não Tinha Vida!
Tinha olho mas não via, Mãos que não tocavam, e Boca que não Falava...
Jesus disse em Mateus 13:13, “Vos falo em parábolas para que eles vendo não vejam, ouvindo não ouçam nem intendam.” Porque os Farizeus, Saduceus,Escribas, permaneciam indiferentes com os ensinamentos de Jesus? Por causa do seu interior! Salmos 115:1~8 explica!

Você pode ser teólogo, você pode velho de igreja, você famoso, letrado, o ban-ban-ban, Sem A Essência De Deus em Você, Você é apenas um boneco de barro !
Você é aquilo que você é por dentro, e não por fora! Por isso a bíblia não diz: Se tornou Corpo Vivente , Mas sim: Alma Vivente> Nepheshamah

A diferença de ser Criatura e Filhos de Deus está nesta diferença!
Não sejais como o cavalo ou a mula, sem entendimento, os quais com freios e cabrestos são dominados; de outra sorte não te obedecem. Sal. 32:9” Não passamos de animais!

Uma pilha descarregada continua sendo uma pilha, mas que já não tem nada para dar!
Um crente morto espiritalmente continua sendo crente mas sem ter mais nada para dar!

Soprou em Suas Narinas e O Fez Alma Vivente...
A vida assim como a energia do homem vem de dentro dele... O Grande Potencial do homem não está naquilo que ele é por fora mas por dentro... Tudo que Deus nos concede, Poder, Autoridade, Dons; Capacitações, Fé.São colocadas dentro de nós.Deus se realciona com o que somos por dentro.

Precisamos de Cura Interior! Veja:
Lucas 6:42 “Ou como podes dizer a teu irmão: Irmão, deixa-me tirar o argueiro(Cisco, Pequena partícula,insignificância)que está no teu olho, não atentando tu mesmo na trave(viga de madeira) que está no teu olho? Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então verás bem para tirar o argueiro que está no olho de teu irmão.”

Entenda o Texto! É mais significativo você tratar o que você é, e mais importante do que tentar tratar o que os outros são. Pois na maioria dos casos, o censo crítico aguçado é resultado de enfermidade interior, que pode ser maior que o problema encontrado em outro. 

Conclusão: 
Todo tratamento começa com o reconhecimento. Se entendo que preciso de Deus, que sou pecador, então vou busca-lo. Se me sinto doente, fraco, ciente de que estou enfermo, procuro um médico. Se eu entender que preciso identificar meus pecados, fraquezas, vícios, falhas, mais rápido vou conseguir tratá-los e ser curado ! Deus te abençoe!! 

Pr. Seiji K.

Resgatando A Autoridade.




Texto:“Eis aí vos dei autoridade para pisardes serpentes e escorpiões e sobre todo o poder do inimigo, e nada absolutamente vos causará dano” Lucas 10: 19. Marcos 16: 17-18 “Estes sinais hão de acompanhar aqueles que crêem: em meu nome, expelirão demônios; falarão novas línguas, pegarão em serpentes; e, se alguma cousa mortífera beberem, não lhes fará mal; se impuserem as mãos sobre enfermos, eles ficarão curados”. 

Introdução: Vamos voltar para o Gênesis, o começo de tudo... um lugar... o Paraíso, o Éden...
Que idéia você tem do Éden? Vejamos: Um lugar lindo, verde, cheio de cores e frutas... Um lugar onde a única forma de Fast-food era passar correndo montado em um cavalo selvagem debaixo de uma árvore e apanhar a fruta na passagem!
Havia doença no Éden? Havia maldade? Guerra? Violência? Não! O Éden era um lugar perfeito!
Pergunta: Quem Deus colocou para cuidar do Éden? Adão!
Deus Criou o Jardim,. Mas precisou de um Zelador, Administrador; de um Governador.
Como era o nome dele? Re: Adão . Quem era Adão? Como Ele Era?
Deus tinha dado Autoridade, Domínio para Adão. (Gênesis 1: 28), Deus deu autoridade e domínio para o homem, porém quando o homem caiu por causa do pecado, perdeu a autoridade.

A Serpente: Eu acredito que satanás usou o corpo de uma serpente pois precisava de um corpo para estar naquele lugar. Assim como para estar em um país e estar legal você precisa de um visto, para fazer parte deste mundo Físico, é necessário um corpo. O diabo não podia ir simplesmente entrando, fazendo e acontecendo em um território que ele não tinha domínio! Ele pode estar lá por que:
1)- Porque tinha um corpo,
2)- Ele ficou na Árvore que representava o pecado no Jardim.

#Coloque algo na sua cabeça: O diabo é legalista, ele só pode estar onde lhe é permitido estar.

O Homem, Adão, caiu... Pecou, Não se Arrependeu, e foi afastado do lugar que representava a Intimidade, a Comunhão, a Presença de Deus... Foi expulso do paraíso... Automaticamente, ele perdeu sua Autoridade e o Domínio que exercia.

Era para ser um história de amor triste pois o Noivo iria ficar separado da Noiva... Adão, Eva, sua família, representava uma noiva que se perdeu...

O diabo um ser legalista consegui o que queria: A legalidade para tomar o Domínio, Autoridade da mão do homem... ele não conseguiu tirar da mão do Rei, veio para tirar do Príncipe, Adão. Então observamos na bíblia que o príncipe deste mundo é satanás...

MAS O MESMO SER LEGALISTA QUE USA DA LEI PARA OBTER SUAS LEGALIDADES TAMBÉM PODE ATRAVÉS DA LEI SER BARRADO, IMPEDIDO, DESTRONADO!!

A Lei dizia que havia um preço por este resgate: DEVERIA SER MACHO, PRIMOGÊNITO, SEM MANCHAS, SEM DEFEITOS !!!!!!!

ALELUIA!! JESUS NOS RESGATOU!!

COMO?!?!
Veja: Adão Pecou, Não se Arrependeu, e Foi Afastado da Presença de Deus.
Nós: Mediante ao Arrependimento Obtivemos o Perdão e levados novamente à Presença de Deus! Fomos Resgatados!!

Nos tornamos a Imagem e Semelhança de Deus, e nos foi DEVOLVIDA a AUTORIDADE E DOMÌNIO PERDIDOS!!
“Eis aí vos dei autoridade para pisardes serpentes e escorpiões e sobre todo o poder do inimigo, e nada absolutamente vos causará dano” Lucas 10: 19. Ele nos encoraja como seus discípulos dizendo em Marcos 16: 17-18 “Estes sinais hão de acompanhar aqueles que crêem: em meu nome, expelirão demônios; falarão novas línguas, pegarão em serpentes; e, se alguma cousa mortífera beberem, não lhes fará mal; se impuserem as mãos sobre enfermos, eles ficarão curados”. E mais: "Porém, vós sois geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, cujo propósito é proclamar as grandezas daquele que vos convocou das trevas para sua maravilhosa luz."  Isso é restituição de autoridade ! Jesus resgatou a autoridade que havia se perdido. 

Conclusão.
Comece hoje mesmo a usar esta Autoridade, Exerça Domínio!! Manda o mal embora, manda o diabo sair, da tua casa , da tua família, da tua vida!! Como Josué: Tomar à força aquilo é Teu!! A autoridade foi restaurada, faça uso dela!!

Pr. Seiji K.

Reino Expansivo.



Texto: João 12:24 - “Na verdade, na verdade vos digo que, se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas se morrer, dá muito fruto.”

Introdução: Digam: Jesus é Insuperável! Sabem, ninguém pode concorrer com a sabedoria de Deus! Ele sempre estará a frente! Deus Perfeito, Incrível e Maravilhoso!

Quando o Homem Pecou Deus não teve uma “saída emergencial” para o caso...Estava Tudo Pronto...Apocalipse 13:8 “E adoraram-na todos os que habitam sobre a terra, esses cujos nomes não estão escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo.”

E Ele Deveria entrar no mundo de forma Legal...Precisava de um corpo...Em Gênesis diz: 3:15 “E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.”

E para não ter pecado, o sangue d'Ele não poderia ser humano...Por isso Deus quando fez Eva lá no Jardim do Éden, mas que já havia planejado-a antes da fundação do mundo; Ele a fez capaz de ter um filho que se forma dentro de uma bolsa, cuja o sangue não se mistura com o da mãe! “ E nascerá de uma virgem...”

Foi Circuncidado, Apresentado, Batizado, e começou seu ministério aos 30 anos de idade, como mandava a Lei...Números 4:3 “Da idade de trinta anos para cima até aos cinqüenta anos, será todo aquele que entrar neste serviço, para fazer o trabalho na tenda da congregação.”

Ele foi impecável em suas ações, palavras e pensamentos! Nesse momento havia um conflito no inferno, o inimigo estava sem rumo. Imagino ele com cara de cheque mate... Vejo satanás desesperado:1-Ele tenta Jesus...(Mt.4:1) 2- Ele usa Pedro para o fazer desistir de morrer(Mt. 16:23)
3- E Finalmente usa Judas para o levar à morte.(Jo.13:2)
Jesus é Crucificado... Jesus Morre...
Calma...Tudo estava saindo como o planejado! Jó escreveu: “ Bem sei que tudo podes meu, e nenhum dos teu planos pode ser frustrado” (Jo. 42:2)

Jesus pisa a cabeça da serpente, ao 3a. dia Ele ressuscita com poder e grande glória!! Aleluia!!

Jesus Ressuscitado, Vitorioso, Soberano, Resplandece em Glória e Majestade; Diz ao seus Discípulos: “Breve venho!” Diz mais: “Eis que estou convosco todos os dias...”(Mt.28:20)

Como? Jesus, sem Corpo o Senhor não pode ficar aqui... E Jesus diz: Eu Tenho! Vários!!

Se a semente não morrer fica ela só, mas se morre gera muitos frutos!! Aleluia!

Hoje o Desespero do diabo é outro: Ele chega para a mente de um e diz: Fica longe de crente!
Para o demônio alojado na vida de alguém ele diz: Se baterem na porta, não abra!!

Entende porque o diabo te odeia tanto? Porque você é alguém que pode ser usado por Jesus! Sabe porque ele quer destruir teu corpo? Drogas, bebidas, etc...Por que é um a menos para ser usado por Jesus! Quando ele te odeia mais? Quando você Deixa Jesus usar você!

Conclusão:
Consegue entender? Tudo saiu como o planejado e tudo continuará saindo como o planejado!! Aleluia!! Sim, se você deixar Jesus habitar você, se Ele te tem, existe alguém sendo usado e ousado, e um Reino se expandindo dia-após-dia dentro de voicê e com você!! Só precisamos entender o que significa morrer para nós mesmos e deixar a vida de Cristo fluir por nós e em nós !! Frutificaremos e expandiremos a Cultura do Céu, a Cultura do Reino exalando o bom perfume de Cristo!! Glória Deus!! Abra sua mente e coração e deixe o Reino fluir, se expandir através de você!! Deus te abençoe!! 

Pr. Seiji K.

O Vale Não É O Teu Lugar!





Texto: Gn.37:13,14. Disse, pois, Israel (o Pai)a José(o Filho): Não apascentam os teus irmãos junto de Siquém(ombro)? Vem, e enviar-te-ei a eles. E ele respondeu: Eis-me aqui. E ele lhe disse: Ora vai, vê como estão teus irmãos, e como está o rebanho, e traze-me resposta. Assim o enviou do vale de Hebrom(aliança), e foi a Siquém.”

Intro: A bíblia relata a história de um dos grandes personagens bíblicos, profeta de Deus: Moisés.
Moisés fugiu do Egito e foi para na casa de Jetro, onde se tornou pastor de ovelhas. Um dia este homem sobe ao monte e tem um encontro com Deus no Monte Horebe, o Monte de Deus. Êx. 3:1.

Ali naquele monte Deus se apresentou para ele, falou com ele, tocou ele, enviou ele, e ungiu ele. Moisés já havia ouvido falar de Deus, mas só falou, sentiu, viu, provou lá no monte.

Você pode ter ouvido falar, pode até acreditar, mas Intimidade você vai ter lá no monte!

Moisés passou pelo Egito, Desertos e Vales até chegar no Monte de Deus.
Egito : Lugar de escravidão. Mundo. Morte espiritual.
Deserto: Lugar de treinamento, preparação, provação. Lugar de experiências!
Vale: Lugar de despertamento, de avivamento, de um novo começo.
Esta mensagem é para quem já saiu do Egito, está passou pelo Deserto e está no Vale. Você já aceitou Jesus, já teve experiências com Deus, mas que na caminhada, na hora em que estava começando à crescer em Deus, começando à subir, na busca de mais comunhão com Deus; foi parado no Vale... Ficou no vale... morreu no vale...

Tipos de Vale:
Sl. 23:4 : Vale da sombra da Morte. Este tipo de vale é aquele em que você passa quando está em um período de transição na sua vida; mudanças. Neste tipo de vale você não se detém pois teu Pastor está à frente te guiando.
Conselho: Olhe só para Cristo, o Bom Pastor!
Jl. 3:14 : Vale da decisão. Este é um tipo de vale onde você vai para guerrear. Lugar de confrontos, de luta. Lugar para decidir de uma vez por todas o caminho que você escolheu para viver. Você não se detém também.
Conselho: Não é na tua força, mas pelo poder de Deus. Ouça Deus!
Ez. 37: 1~ : Vale de ossos secos...Este tipo de vale é o lugar onde na luta você foi alvejado. Lugar de morte, abandono...morte espiritual. Lugar onde pessoas morrem tentando vencer. Além de morrer você foi esquecido. Ai não é o teu lugar!
Conselho: Receba o Espírito de Vida! Obedeça a voz de Deus!
Você pode passar pelo vale, decidir coisas no vale; ou até ser ressuscitado no vale mas o Vale não é teu lugar!!

Moisés subiu e desceu várias vezes o monte, mas o lugar preferido de Moisés era o monte. As vezes Deus é que dizia para Moisés: desce. No fim de sua carreira, final de Deuteronômio(34:1~4).
Moisés foi um Homem que começou no Monte, e terminou sua trajetória num monte. Podemos passar Desertos e Vales, mas quem sobe o monte uma vez e prova da Intimidade e Comunhão com Deus, nunca mais quer sair de lá. Podemos Ser usados para resgatar vidas nos Vales, mas sempre teremos saudades do monte.

O Pai(Israel) mandou seu filho(José) ver os irmãos. Deus nos dá missões...
Aqueles que eram para me ajudar, me entender, me amar; me apedrejam, batem, me humilham, zombam, e tentam me matar... Os da casa, a família... Isso Machuca , dói...tentaram determinar seu fim.

Conclusão:
Escute: Siquém é Ombro. Hebrom é aliança. Deus disse: Filho(a), desce vai ao Ombro, pois é lá no vale que tenho uma aliança contigo!! Deus permite o sonhador descer ao ombro, para fazer Aliança com o sonhador! Da cisterna seca, Deus provê o governador que iria tirar os irmãos da seca, a família da seca. Vale é lugar necessário, lugar de treinamento, mas vale não é lugar para ficar!!! Fique firme em Cristo e se apegue a palavra de Deus que Deus te conduzirá pelo Vale para te levar ao lugar de tua exaltação. Deus está no controle! 

Pr. Seiji K. 

O Deus do Impossível E Meu Passado.


Texto: “...Mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as coisas que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.” Filipenses 3:13,14.


Introdução: Semana passada, nós falamos sobre o Deus no Impossível e Eu, e Ilustramos com aqueles quadros, lembram? : - A Sociedade e Seus Problemas, As Pessoas que Constituem a Sociedade e Eu dentro da Sociedade. Nós entendemos então que se nós mudamos as coisas mudam: Circunstâncias, Situações, etc.
Focando um pouco mais sobre “Minhas Mudanças” uma das coisas que mais nos atrapalha no desenvolvimento das “Mudanças Necessárias” hoje é o passado.
Exemplo:
  • Há Pessoas hoje que querem mudar, mas tem medo por causa do passado:
  • Pessoas que não conseguem ajudar ninguém, pois já sofreram por ajudar alguém,
  • Pessoas não investem em algo novo, pois já tentaram e não deu certo,
  • Pessoas que não conseguem confiar em ninguém pois já foram traídas...
  • Pessoas que não conseguem amar, ou se entregar a um amor pois já amaram tanto no passado mas se decepcionaram...
Muitas vezes nosso passado tem sido uma espécie de cadeia onde acabamos confinando nosso sonhos, metas, ideais... É como aquele cachorro que está amarrado a uma coleira:
  • Ele quer Recepcionar o Dono,
  • Quer Defender a Casa,
  • Quer Brincar com as Crianças;
  • Quer Fazer novos amigos, Mas A Coleira Não Deixa!

O Apóstolo Paulo sabia que se ele olhasse para trás, para o passado; ele jamais alcançaria seu alvo.
Este Passado pode estar dividido de 2 Formas:
  • O que Eu fiz no Passado,
  • O que Fizeram para Mim no Passado.
Se Paulo olhasse para o que Ele fez no passado, o presente iria dizer: Você Não Pode Pregar o Evangelho! Atos 22:19,20. Paulo Bateu, Aprisionou e consentiu na morte de Estevão.

Se Paulo olhasse para o que fizeram para Ele, o Presente diria: Não Pregue o Evangelho.
II Coríntios 11:23~27 Paulo relata seu Sofrimentos: Açoitado, Apedrejado,Traído...

Uma coisa eu faço: Esquecendo-me das coisas que para trás ficam...”
Precisamos no Libertar do Passado para vivermos uma nova história, uma nova vida, um novo tempo! Por isso a Palavra de Deus nos ensina que quando aceitamos Jesus como Senhor e Salvador em nossas vidas: “As coisas velhas se passam e tudo se faz novo!” II Coríntios 5:17
Acredite! Você pode ser Feliz! O Deus do Impossível que fazer na tua vida aquilo que até hoje não foi possível na sua vida: Libertar-se do Passado!

Conclusão: 
O vínculo com o passado precisa ser quebrado para que o Deus do impossível se manifeste para você. Ele é e sempre será o Deus das possibilidades, mas enquanto você estiver preso ao passado e ao peso que ele tráz, não vai conseguir viver todo novo projeto que Deus tem para sua vida. Por isso é que Ele nos concede NOVA VIDA, NOVO ESPÍRITO, NOVA MENTE, NOVOS COMPORTAMENTOS, ETC. A novidade de vida te faz entender que só é possível viver coisas novas, extraordinárias, excelentes se eu estiver disposto a abraçar meu presente em Deus abrindo mão do meu passado. Faça isso e você verá coisas sobrenaturais acontecer, inclusive as impossíveis!! Deus te abençoe!! 
Pr. Seiji K. 

O Deus Do Impossível e Eu.


Texto:Porque para Deus nada é impossível.” Lucas 1:37

Introdução: Vivemos em um mundo que aparentemente é cheio de impossibilidades. Olhe o mundo à sua volta: Parece impossível as guerras acabarem, os famintos serem saciados, os bandidos desaparecerem das ruas, os políticos serem honestos e a saúde (sistema) ser um benefício para todos... [Imaginem um Grande Quadrado: A Sociedade e seus Problemas.]
Se você for pensar bem à respeito disso, você vai descobrir que o fato de nós acreditarmos que é “Impossível” que as coisas mudem estão baseadas na nossa descrença que o homem possa mudar.
Exemplo:
  • Em uma entrevista na rua teríamos a seguinte pergunta: Porque você acha impossível que os bandidos deixem de existir? - Resposta: - Por que bandido sempre vai ser bandido!
Então a chave para que eu entenda que; muito do que eu acho ser impossível mudar, consististe na idéia de que: -Eu acho impossível que as pessoas mudem! [Dentro do Grande Quadrado há um Quadrado Menor, Esqueça o Grande Quadrado e Focalize o Quadrado Menor: As Pessoas que Constituem a Sociedade]
Logo, se eu passar a acreditar que as pessoas podem mudar, terei de descartar a idéia que é: “Impossível que as coisas mudem.”
Porquê:
“Circunstâncias são criadas por pessoas, se as pessoas mudam as circunstâncias mudam.” Se os políticos mudarem a política muda. Você entende?

Deus pode mudar as circunstancias através das pessoas e usa pessoas para mudar pessoas.
[Esqueça o Quadrado Menor e Focalize um Quadrado Pequeno dentro do mesmo: Você dentro da Sociedade.]

Muitos não acreditam que as pessoas possam mudar por não acreditarem na mudança pessoal.

Logo, se eu passar a acreditar que Eu posso mudar, acreditarei que outras pessoas podem mudar e acreditar que as circunstancias vão mudar!
Exemplo:
  • Se entrevistássemos um Ex-criminoso convertido do porquê dele estar pregando o Evangelho ele provavelmente diria: - “Por que assim como Deus mudou a minha vida Ele pode mudar a vida de outras pessoas também. Se Eu mudei, todos podem mudar.”

Se você entender isso você já estará compreendendo o evangelho e o porque “Eu” sou o alvo de Deus dentro do seu projeto maravilhoso de transformação e resgate, salvação e libertação de vidas.

Deus usou um único homem, Adão para trazer a existência a raça humana.
Um Moisés para libertar seu povo da escravidão do Egito,
Um jovem Davi para que os israelitas não fossem mais oprimidos pelos filisteus,
E um único Homem, seu Filho, Jesus para pagar pelo pecado de toda a humanidade e nos salvar da condenação e da morte!

Assim sendo, como alvo do trabalhar, do mover de Deus devo entender que Deus deseja trabalhar nas nossas impossibilidades!

O que hoje é Impossível para você? Quando você olha dentro de você, o que é tem sido impossível para você?

Esqueça as circunstancias, esqueça as pessoas à sua volta, [hoje você não vai culpar ninguém] olhe dentro de você, o que precisa mudar em você que lhe parece impossível?

O que está sendo impossível de alcançar?

Para Maria era Impossível que ela tivesse um filho não tendo ainda relação com nenhum homem. Mas o anjo lhe disse: “Para Deus nada é impossível!”

Para Abraão Deus diz: “ Acaso há para Deus coisa demasiadamente difícil?” Gn. 18:14. Pois Sara não acreditava que poderia ser mãe pois era idosa e estéril.

Conclusão:
Qual é a Sua Impossibilidade? Ou quais são as suas impossibilidades?

Deus quer torná-las Possíveis, Deus quer mudar sua vida, Deus quer tratar com você nesta noite para lhe Mostrar o Quanto você é importante para Ele, e para através de você, mudar pessoas à sua volta e com isso mudar circunstancias que te cercam e te afligem!






Armas Espirituais.


Texto: II Co. 10:4
Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus para destruição das fortalezas; 2 Coríntios 10:4


Introdução: Todos nós sabemos pela Bíblia que nós estamos em guerra. È uma luta constante, uma guerra sem tréguas contra um inimigo incansável. A palavra de Deus diz em I Pe.5:8 : “ O diabo vosso adversário….(inimigo declarado)...anda em derredor...(em volta) ...rugindo...(emitindo sons para te assustar, gerar pânico)... como um leão...(O leão solitário busca a presa mais nova, ou a mais fraca)...buscando a quem possa tragar...(devorar, matar e destruir;João 10:10). Estamos em guerra!

Nossa luta não é contra carne. Ef. 6:12.
Nossa guerra pode ser sentida no âmbito físico. Podemos ver lutas incorporadas em forma de pessoa; mas não militamos contra aquilo que vemos, e sim com o que não vemos. Nossos campos de guerra, áreas de conflito podem ter nome: Casa, Trabalho, escola, etc. Nossos inimigos podem ter nome e sobrenome : Florentiminiano Jardim, Eutanásio Quazemortu da Silva, Maria Cândida Quiboa Lima... Podem ter apelidos: Kiko, Chavez, Nhonho... Mas nossa luta não é contra a carne, contra as visíveis, mas sim as invisíveis.

...Assim combato, não como batendo no ar.” I Co. 9:26.
Sabe porque ás vezes você está cansado? Sabe porque muitas vezes desanimado?
Sabe porque muitas vezes sem força, ânimo, garra ou disposição? Porque lutar sem atingir nada gera só fadiga!! Tem gente dando murro no ar! Combater o imaterial com o material não te levará a lugar algum!

Porque, andando na carne, não militamos segundo a carne.” II Co. 10:3.
Estamos ligados à um corpo, mas agora regenerados pela palavra e justificados pelo sangue, somos seres espirituais! Romanos 8:5 Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito. Romanos 8:9 Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele. 1 Coríntios 2:14 Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Gálatas 5:25 Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito.

As Armas da nossa milícia não são carnais, mas espirituais”
Ef. 6: 11~18. Armadura de Deus, Armas Defensivas... Armas Espirituais. Se você quer vencer o inimigo deve aprender à lutar espiritualmente! Joelhos dobrados, são mais poderosos que muitas ações! Vejo “crentes” dizendo: “ Ai ele vai ver vou pegar ele de jeito”, “ Vou catá o cara”, “Vou dar meus pulos”, “Ele vai ver com quantos paus se faz uma canoa”. Para de ser carnal!!!!! ….

Conclusão: As batalhas no campo Físico são vencidas em Regiões Espirituais! Quer vitória? Aprende usar as armas que Deus te deu!!

Pare De Se Esconder!



Sub-Título: “Não se esconda enquanto destroem o que é seu!”
Afirmação Central: Lutar, Reagir.
Objetivo: Levar as pessoas a consciência que elas não podem mais apenas assistir suas vidas serem destruídas sem tomarem uma providência, uma atitude; reagir!”
Texto: Juízes 6:1~6

Introdução: Sabem, muitas vezes muitos de nós assistimos nossas vidas como alguém sentado à frente de uma televisão. Como quem assiste uma novela...

Nos deparamos com a violência, com discriminação seja ela por cor, idade ou sexo; com a oposição, a traição, com toda forma de injustiça...

Assistimos à tudo isso, nos inconformamos com o que vimos, nos revoltamos, lamentamos,
nos compadecemos... Dizemos: - “ Isso está errado!” “Não pode ser assim!” “Alguém tem que fazer alguma coisa!” … Verdade... Alguém tem que fazer alguma coisa... Urgente!

O problema que é a tua vida, você é o personagem, é tua história, é sua vida assistida por você mesmo. Inconformado, desesperado, injustiçado você se lamenta de uma vida sofrida, desgastada, destruída, em pedaços... Mas ai você se desliga a TV, vai se deitar, e logo se esquece que alguém precisa fazer alguma coisa! Outro dia, você liga a TV e recapitula tudo de novo!

Alguém tem que fazer alguma coisa! Você tem que fazer alguma coisa! É a tua vida!
Até quando você vai deixar destruírem sua vida enquanto você assiste à tudo?
Não podes ser apenas um espectador, você tem que mudar! Você tem que reagir! Lute!

Não faça como Israel neste texto, que vindo o inimigo, ao invés de reagir, não; foi cavar covas nos montes para se esconder!

Não use tua força para cavar, use sua força lutar! Mas se você não tem força:
Na sua velhice Davi declarou:
I Crônicas 29:12 “E riquezas e glória vêm de diante de ti, e tu dominas sobre tudo, e na tua mão há força e poder; e na tua mão está o engrandecer e a tudo dar força .”
Isaías declara:
Isaías 40:29 “Dá força ao cansado, e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor”
Sobre os heróis da fé está escrito:
Hebreus 11:34 “Apagaram a força do fogo, escaparam do fio da espada, da fraqueza tiraram forças, na batalha se esforçaram, puseram em fuga os exércitos dos estranhos.”
Joel 3:10 “Forjai espadas das vossas enxadas, e lanças das vossas foices; diga o fraco: Eu sou forte.” Use as enxadas como arma, não para cavar buracos!

Israel assistiu a destruição de seus bens, trabalhos, terras... Só então eles fizeram algo sensato: Clamaram a Deus!
Você não precisa mais assistir a destruição de seus sonhos, projetos, família, relacionamentos, Fé, esperança... Reaja!! Lute ! E a luta de um Cristão começa no clamor!

II Samuel 22:4 “O SENHOR, digno de louvor, invocarei, e de meus inimigos ficarei livre.”
Salmos 18:3 “Invocarei o nome do SENHOR, que é digno de louvor, e ficarei livre dos meus inimigos.”
Salmos 118:5 “Invoquei o SENHOR na angústia; o SENHOR me ouviu, e me tirou para um lugar largo.”
Isaías 65:22 “Não edificarão para que outros habitem; não plantarão para que outros comam; porque os dias do meu povo serão como os dias da árvore, e os meus eleitos gozarão das obras das suas mãos.”

A Responsabilidade do Perdoado.


Texto:Mateus 18:21~35 

Em Mateus 18, Jesus usa uma parábola para ensinar aos discípulos como é o reino dos céus. Como em muitas das parábolas, tudo no relato se relaciona a Cristo e Sua igreja.
Jesus começa descrevendo um rei que chama seus servos para prestarem contas. As escrituras registram: "E (o rei), passando a fazê-lo, trouxeram-lhe um que lhe devia dez mil talentos" (Mateus 18:24). 1Talento é 6.000 denários! 10 mil talentos: 60.000.000 denários! 
Jesus não conta como esse homem caiu numa dívida tão incrível. Algumas versões da parábola dizem que ele era um escravo, e que a dívida era um empréstimo não pago. Contudo, tudo que sabemos do evangelho de Mateus é que ele teve acesso a grandes recursos, e os esbanjara.
Quero mostrar duas coisas importantes relacionadas a esta parábola. Primeiro, os servos representam crentes, os que trabalham no reino de Deus; assim o servo endividado aqui não era estranho ao trabalho do rei. Segundo, descobrimos mais adiante (em Mateus 25) que o propósito de Deus ao dar talentos ao Seu povo é produzir frutos. Todos os que recebem talentos do Pai são ordenados a investi-los. Deus não dá talentos simplesmente de modo indiscriminado. Ele espera colher fruto dos investimentos que faz no Seu povo.
Esse homem não tinha nada de valor que pudesse usar para seu débito criminal; não tinha dinheiro, bens, nada de mérito a oferecer. Então, o quê fez? Ele "prostrando-se reverente rogou: Sê paciente comigo, e tudo te pagarei" (18:26).

É importante saber o significado de "reverente" aqui. Em grego quer dizer "bajulando ou curvando-se servilmente; beijando como o cão lambendo as mãos do dono". Esse homem não estava ajoelhado se arrependendo; ele estava bajulando, tentando adular o senhor; não estava pedindo perdão ao rei, mas paciência. Ele queria outra chance, rogando: "Me dê um pouco de tempo. Posso compensar pelo meu pecado, e satisfazer todas as suas exigências"
Jesus continua a parábola: "E o senhor daquele servo, compadecendo-se, mandou-o embora e perdoou-lhe a dívida" (Mat. 18:27). Por que o rei iria se compadecer por um bajulador? O servo não estava arrependido. Em verdade, não tinha noção da extensão de sua pecaminosidade. Descobrimos isso mais adiante na parábola, quando se revela que o coração dele é duro e sem compaixão.

O fato é o seguinte: ao perdoá-lo, o rei pôs sobre este homem uma pesada responsabilidade. E essa responsabilidade foi ainda maior que o peso da dívida.

Em verdade, o servo agora devia ao senhor mais do que nunca. Como? Ele seria responsável para perdoar e amar os outros, assim como o rei havia feito com ele.
Que tremenda responsabilidade é essa! E ela não pode ser separada de outros ensinamentos de Cristo sobre o reino. Afinal, Jesus disse: "Se... não perdoardes aos homens [as suas ofensas], tampouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas" (Mat. 6:15). O ponto é claro: "Se você não perdoar os outros, não o perdoarei". Essa palavra não é opcional, é uma ordem. Jesus está nos dizendo basicamente: "Fui paciente contigo; te tratei com amor e misericórdia. E o perdoei unicamente por minha bondade e misericórdia. Igualmente, você deve ser amoroso e misericordioso com seus irmãos e irmãs. Você deve perdoá-los graciosamente, exatamente como te perdoei. Você deve ir para o seu lar, sua igreja, seu trabalho, às ruas, e mostrar para todos a graça e o amor que lhe mostrei".
Paulo se refere à ordem de Jesus, dizendo: "Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós" (Colossenses 3:13). Ele então expõe como prosseguir na obediência a essa ordem: "Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de ternos afetos de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão, de longanimidade. Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem... acima de tudo isto, porém, esteja o amor, que é o vínculo da perfeição" (3:12-14).

Conclusão: Tenho que entender que o perdão é condicional e tráz consigo responsabilidades, como a de perdoar aos outros! Da mesma maneira em que fui perdoado devo perdoar. Quando entendo a reciprocidade do Reino e a pratico, eu ajudo a disseminar a Cultura do Reino, por isso a necessidade de repassar ao outros aquilo que já me alcançou, dar aos outros o que já me foi dado. Isso é ser cristão. 

Deus vos abençoe!!  Pr. Seiji K.